Após jogo emocionante, XV é CAMPEÃO da Série A2!

Após 16 anos longe da elite do futebol paulista, o XV garantiu sua volta à Série A1 com muito estilo, vencendo pela 5ª vez o Campeonato Paulista da Série A2.

Após fazer a melhor campanha do campeonato, tendo o direito de disputar a final em seus domínios, o XV de Piracicaba entrou em campo pela última vez pela Série A2 do Campeonato Paulista para enfrentar a equipe do Guarani, e conseguiu levantar a taça, para delírio dos mais de 18 mil torcedores que compareceram ao Barão da Serra Negra na noite deste sábado.

O JOGO – A partida começou bastante equilibrada, com ambas as equipes buscando a vantagem no placar. Apesar da pressão dos mais de 18 mil torcedores do XV que compareceram ao Estádio Barão da Serra Negra, o Guarani não se intimidou e, logo aos 8 minutos, em cobrança de falta despretensiosa, Rodrigo Paulista bateu a bola cruzada e encobriu o goleiro Wanderson.

Após sofrer o primeiro gol, o XV, sabendo que precisava correr atrás da desvantagem, partiu para cima do Guarani. Aos 20 minutos, Rodrigo Paulista, em disputa com o zagueiro Éverton do XV, acabou perdendo a cabeça e acertando um violento pontapé, recebendo o cartão vermelho direto.

Com a expulsão o técnico Moisés Egert tratou de mandar a equipe do XV para cima do adversário, substituindo o volante Rodolfo pelo atacante Paulinho. A alteração não demorou para surtir efeito, aos 33 minutos, Ricardinho encontrou Adílson na entrada da área, o artilheiro cortou para o meio e bateu forte, no canto esquerdo do goleiro Emerson, que nada pode fazer. 1 x 1.

Com o empate, o XV partiu para cima da equipe visitante, dominando completamente na partida. No entanto, aos 41 minutos veio o balde de água fria. Chiquinho cruzou para o artilheiro Marcos Denner, que dominou e bateu no canto do goleiro Wanderson, colocando a equipe de Campinas novamente na frente.

SEGUNDO TEMPO – Precisando da vitória, o XV foi 100% ataque na segunda etapa. Entretanto, a bola parecia não querer entrar e fazer a alegria dos torcedores alvinegros. Na busca pelo empate, o treinador Moisés Egert promoveu a entrada dos jogadores Marlon e Fábio Santos, nos lugares de João Paulo e Diego Araújo.

Com o apoio crescente da torcida, e depois de muitos gols perdidos, o XV finalmente chegou ao gol de empate aos 32 minutos. O volante Glauber, lançou de forma magistral a bola para Paulinho, que saiu frente a frente com o goleiro Emerson, que acabou conseguindo evitar o gol, mas no rebote, a bola sobrou para Adílson, que sem goleiro apenas empurrou de cabeça para as redes.

O final do tempo normal foi amplamente dominado pelo XV. O Guarani, com um jogador a menos, não conseguia sair com a bola, apostando nos chutões para frente. Após algumas oportunidades, especialmente um cabeceio do atacante Fábio Santos, que acabou errando e por muito pouco não definiu a vitória no tempo normal, o árbitro encerrou a partida.

PRORROGAÇÃO – O tempo extra continuou com amplo domínio da equipe do XV, repetindo o que foi grande parte do jogo. O Guarani apostava nos contra ataques e o XV no toque de bola. As maiores chances da prorrogação surgiram com Adílson, que bateu da entrada da área para boa defesa do goleiro Emerson, e Paulinho, que após linda jogada bateu longe do alcance do goleiro Emerson, que apenas torceu e viu a bola passar à centímetros de sua trave esquerda.

Ainda no final da prorrogação, o XV perdeu o zagueiro Everton, que recebeu o segundo amarelo e igualou a partida no número de jogadores.

PENALTIS – As cobranças de pênalti ficaram marcadas pela grande pressão exercida pela torcida e pela excelente atuação do goleiro Wanderson.

Na primeira cobrança, Glauber bateu com categoria e marcou. Carlinhos, primeiro batedor da equipe visitante, foi para a bola e bateu no canto esquerdo, para ótima defesa de Wanderson.

Na segunda série de cobranças, Adílson marcou para o XV e Bruno Rangel para o Guarani, mantendo o XV em vantagem.

Já na terceira série de cobranças, Paulinho bateu rasteira no canto direito de Emerson, que conseguiu ótima defesa. Thiago Maciel bateu para o Bugre e marcou, empatando a disputa em 2 x 2.

Na quarta série de cobranças, André Cunha bateu no canto, sem chances para o goleiro Emerson que caiu para o outro lado. Sob muita pressão da torcida alvinegra, Dadá bateu para o Guarani e o goleiro Wanderson defendeu novamente, deixando o XV muito próximo do título.

A última cobrança ficou com o jogador mais experiente do grupo, Marlon. O meio campista bateu rasteira, no canto direito do goleiro Emerson que caiu para o lado certo, mas não encontrou a bola. Festa da torcida alvinegra, que sob os gritos de É CAMPEÃO, viu os capitães Marcus Vinícius e Wanderson levantarem a taça do Campeonato Paulista da Série A2 pela 5ª vez na história do XV.

COMEMORAÇÃO – A comemoração pelo título tomou as ruas da cidade de Piracicaba. Centenas de carros realizaram buzinaço pela cidade, com bandeiras colocadas nos veículos. Parte da torcida permaneceu durante boa parte da madrugada em frente ao Estádio Barão de Serra Negra, com muita festa e chopp à vontade!

A Comemoração deve continuar na terça-feira. A equipe do XV se reapresenta na tarde de amanha e, partir dasa 15 horas, a equipe saíra do Barão de Serra Negra no caminhão do Corpo de Bombeiros e percorrerá as principais vias da cidade de Piracicaba - SP, para fazer a festa com a torcida!


EMOÇÃO – A parte emocionante da festa ficou por conta do Presidente Luís Beltrame. Após ser ovacionado pela torcida, que gritava insistentemente o seu nome, o presidente veio às lágrimas com os gritos de “GUGA, GUGA, GUGA”, referência ao filho de Luís Beltrame, Gustavo Beltrame, o qual era fanático pela equipe e faleceu há pouco mais de um ano.

Beltrame escreveu de vez seu nome na história do XV. Após assumir o XV, a equipe acumula grandes sucessos: vice-campeonato da Copa Paulista 2008, Fase final da Série A2 de 2009, Acesso para a Série A2 em 2010 e Acesso para a Série A1 e CAMPEÃO da Série A2 em 2011.

Fotos: Maurício Senna, Site Oficial XV de Piracicaba e Matheus Roncato.

Ramon B. Ferreira - Portal XV